Postalis Benefício Definido BD e Contribuição Definida CD: "[09:52, 15/07/2025, de whatsapp] Josue: Informativo 003/2025 dos colaboradores Conselheiros Eleitos do Postalis Edgard Cordeiro e Anézio Rodrigues. Leiam e compartilhem. Estágio atual da implantação do Plano CD do Postalis.
Como alguns estão perguntando sobre o andamento da implantação do Plano CD e que decisões adotar no momento sobre a permanência nos Planos do Postalis, seguem abaixo as informações destes Conselheiros.
1) Não recomendamos que participantes cancelem seu plano Postalprev, pois tem apresentado bons resultados e é uma poupança que faz para o futuro, ocasião em que a renda cai com a aposentadoria. Cada real que você contribui, os Correios depositam outro e poderá sacar até 70% do que a Empresa depositar no seu Plano.
2) E, sobre o Plano BD não é o momento de cancelar suas adesões, pelos seguintes motivos:
Está em fase de aprovação um novo plano de benefícios do Postalis chamado de Plano CD, cuja proposta está em trâmite pelos Correios, depois ao Ministério das Comunicações, SEST e por fim a PREVIC e, só após estes Órgãos aprovarem é que haverá a implantação e, acredito que deveremos ter em torno de 4 a 6 meses para que isto aconteça.
O Plano CD será exclusivo para quem quiser migrar do Plano BD para o CD, de forma optativa, levando a sua Reserva Matemática Individual - RMI liquida, que será o valor que cada participante e assistido poderá migrar (levar do BD) para o plano de destino CD, ou seja: levará a expressão econômica de todos os seus direitos futuros que tenha junto ao plano de origem (BD).
Essa Reserva Matemática Individual - RMI liquida, será apurada pelos diretos futuros (benefícios) que cada participante tem, descontando o déficit que pagamos no BD como contribuição extra de 23,21% + 8,7% de contribuição normal, totalizando assim 31,91 % de desconto.
Ao migrar o participante não pagará mais estas contribuições e poderá escolher no Plano CD as seguintes opões, com base no seu saldo de constas:
a) Recebimento mensal de uma Renda por percentual do saldo de conta – de zero a 2%;
b) Recebimento mensal de uma Renda em cotas por prazo certo - transformação do saldo de Conta de Assistido em renda mensal financeira, a ser paga pelo prazo de 5 (cinco) a 30 (trinta) anos,
c) Recebimento mensal de uma Renda por prazo indeterminado - renda de caráter não vitalício a ser paga enquanto houver saldo na Conta do participante,
O aposentado/assistido que migrar para o Plano CD, caso queira poderá sacar (uma só vez) de 1% até 10% do saldo da sua Reserva Matemática Individual de Migração e, no restante do saldo de constas escolher uma das opções citadas acima.
Quando houver a implantação, o Postalis vai disponibilizar um simulador para que cada participante possa ver a sua Reserva matemática liquida e, haverá um prazo de 60 dias para que cada um avalie e faça sua opção, que será: ficar no BD e continuar pagando o déficit e sujeito ao Regulamento vigente, ou migrar para o plano CD, descontando o déficit e, ficando sujeito às regras do novo Plano.
Até chegar à etapa de escolha e de migração, haverá um forte debate e esclarecimentos, para que cada um possa fazer a sua opção, conforme lhes for mais conveniente. Dúvidas sobre os assuntos do Postalis contem conosco. Edgard Cordeiro 16 994580216 e Anezio Rodrigues 14 998918699. Os Conselheiros eleitos que lutam junto com você.
[09:52, 15/07/2025] Josue:
Peço que leia e compartilhem com todos os amigos dos Correios o Informativo acima onde abordamos o estágio atual da implantação do novo plano CD do Postalis. O plano se destina à migração para os que quiserem, dos participantes do Plano BD, ainda na ativa na Empresa, dos aposentados e dos pensionistas. Se restar dúvidas contem comigo"